O MEU CANTINHO

15 de março de 2008

COISAS DO MEU DIA-A-DIA






Não podia deixar de comentar, de reflectir , um facto que aconteceu na minha actividade profissional e acerca do qual, eu como mulher não posso ficar indiferente e sinto-me chocada….
Como sabem estou numa actividade ligada ao ramo da Saúde…. Aparece todo o tipo de gente, com todos os problemas possíveis e imaginários!!!!


Não é a primeira vez que crianças de 15 anos vêm parir, a maior parte delas fruto de “acidente de percurso”. Ainda há muitas gravidezes em adolescentes, vítimas da sua inconsciência, sua ignorância e da falta do nosso ensino em “Educação sexual”. Enfim!!!!


Naquela noite, apareceu uma ciganinha de 15 anos, no final do tempo de gravidez…gravidez não vigiada, o recém-nascido começou a bradicardizar ( isto é, o coração batia lentamente)e veio para cesariana. Imaginem, 15 anos devia era ainda brincar com bonecas!!!!! O Pai da criança tinha 18 anos e ambos não sabiam ler e escrever, analfabetos por completo. Como ela não sabia o sexo da criança, quando esta nasceu perguntamos-lhe que nome ia dar à criança, simplesmente respondeu que quem escolhia e sabia era o marido…estamos nós no sec.XXI e ainda há casos destes!!!!



Como mulher que sou fico chocada com a ignorância e a sua submissão. Não sei se esta ciganinha, ainda menina, teve direito de escolher o marido (o que não acho). Geralmente as ciganas não têm poder de decisão/escolha em nada nas suas vidas e as suas obrigações passam por venerar o marido, trabalhar para este, cuidar da casa, reproduzirem os filhos, salvaguardando assim a continuidade do grupo social e desempenham um lugar central na educação das crianças.
Enfim, Os Mistérios e as Tradições dos Ciganos

Nenhum comentário: